Segmentação de Mercado
Dimensão Estratégica
Dividir um mercado heterogêneo em grupos ou segmentos distintos com base em características e necessidades semelhantes.
Dimensões Estratégicas: Diferenciação • Segmentação de Mercado • Cadeia de Valor • Canal de Marketing • Relacionamento com Cliente • Modelo de Receita • Preços • Pessoas • Tecnologia • Parcerias • Estrutura Organizacional • Processo de Negócio • Finanças • Advocacia Política
Propósito
A estratégia de segmentação de mercado envolve a divisão de um mercado diversificado e heterogêneo em grupos ou segmentos distintos, cada um com características e necessidades compartilhadas. Essa abordagem permite que as empresas atendam suas ofertas com mais precisão a subconjuntos de públicos específicos. Ao compreender e definir os diversos tipos de clientes, as empresas podem adaptar os seus produtos, serviços e mensagens de marketing para repercutirem de forma mais eficaz em cada segmento, otimizando o alcance e a relevância. Essa abordagem direcionada geralmente leva a um maior envolvimento do cliente e ao aumento do potencial de vendas.
Anotações
A segmentação de mercado consiste em definir diferentes tipos de clientes.
Regras / Restrições
Ainda não definimos regras ou restrições.
“A estratégia requer reflexão, a tática requer observação”.
(Fonte: Max Euwe)