Segmentação de Mercado

Dimensão Estratégica

Dividir um mercado heterogêneo em grupos ou segmentos distintos com base em características e necessidades semelhantes.

Propósito

A estratégia de segmentação de mercado envolve a divisão de um mercado diversificado e heterogêneo em grupos ou segmentos distintos, cada um com características e necessidades compartilhadas. Essa abordagem permite que as empresas atendam suas ofertas com mais precisão a subconjuntos de públicos específicos. Ao compreender e definir os diversos tipos de clientes, as empresas podem adaptar os seus produtos, serviços e mensagens de marketing para repercutirem de forma mais eficaz em cada segmento, otimizando o alcance e a relevância. Essa abordagem direcionada geralmente leva a um maior envolvimento do cliente e ao aumento do potencial de vendas.

Anotações

A segmentação de mercado consiste em definir diferentes tipos de clientes.

Regras / Restrições

  • Ainda não definimos regras ou restrições.

“A estratégia requer reflexão, a tática requer observação”.

(Fonte: Max Euwe)