
Princípios unFIX
“Quais são os valores e princípios por trás do unFIX?”, as pessoas têm perguntado diversas vezes. Entendemos a utilidade de ser capaz de explicar o porquê por trás dos elementos unFIX. Por que alguns padrões geralmente são bons? Por que outras práticas geralmente são ruins?
Mas nós tentamos não ser muito reducionistas em nossa abordagem. Pretendemos manter um conjunto dinâmico de princípios. De vez em quando, há uma boa razão para discutir um princípio, modificar um existente, ou talvez até mesmo aposentar um. Nesta página, você encontra a coleção como ela é atualmente.
Poderia ser melhor se os frameworks ágeis fossem decompostos em bibliotecas de padrões, semelhantes ao unFIX. Tudo depende do contexto, e tudo é opcional.
Você só falha quando desperdiça seu dinheiro, saúde ou tempo. E falha quando para de tentar e não aprende nada.
O foco em produtos ainda é sub-otimização. O cliente se preocupa mais com a experiência do que com seu produto ou serviço.
Se você optar por incluir clientes em sua imagem, considere incluir todos os pstakeholders externos. A organização existe para oferecer uma troca de valor com todos os stakeholders, não apenas clientes. Todos esperam beneficiar-se dela.
Se você se certificar de que nenhum papel e nenhuma equipe possam ignorar as necessidades de seus ambientes locais, você acaba com uma organização totalmente otimizada, onde ninguém enxerga o todo.
Devemos manter as coisas o mais simples possível. Complicação desnecessária é indesejável. Mas reduzir a variedade não é uma opção.
Os padrões de organização são bons quando promovem a liderança acima da gestão e priorizam a gestão de sistemas acima da gestão de pessoas.