Validação (4)

Estágio do Ciclo de Vida

Na Etapa de Validação, a organização realiza novos experimentos com a ideia, buscando adequação produto/mercado.

Propósito

“Na etapa de Validação (4), sua startup inicia seu trabalho de busca de Product/Market Fit: validando todas as hipóteses do modelo de negócio. Esta fase é a mais difícil para muitas startups. Nesse nível, você continua comprovando as premissas do seu modelo de negócios até mostrar os primeiros sinais de tração, crescimento e receita. Você aprende tudo o que pode sobre seus clientes enquanto tenta queimar seu dinheiro o mais lentamente possível. Você passa a maior parte do tempo ajustando, corrigindo e, às vezes, dinamizando, criando produtos mínimos viáveis de alta fidelidade que evoluem constantemente desde os primeiros protótipos até lançamentos de produtos quase acabados.

Na etapa de Validação, você valida não só o sucesso do produto, mas também o tamanho do mercado. Você concluiu esta etapa quando o produto é bem recebido e o mercado é grande. No entanto, como este nível é, por definição, uma busca em território desconhecido, poderão ser necessárias várias rondas adicionais de financiamento para chegar lá. Ao final desta etapa, você abordou o primeiro desafio do Product/Market Fit: você construiu algo que os clientes desejam, algo que eles usam e algo que eles recomendam com prazer a outras pessoas. Além disso, você provavelmente economizou de várias maneiras para obter a confirmação o mais cedo possível de que está indo na direção certa.”

Anotações

O texto desta página foi adaptado do livro Startup, Scaleup, Screwup de Jurgen Appelo.

Regras / Restrições

  • Ainda não definimos regras ou restrições.

Capítulo de Livro Grátis

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“A vida é em etapas. Há um estágio em que, como gafanhotos, saltamos de grama em grama. E outro, onde passamos da grama à graça”.

(Fonte: Michael Bassey Johnson)