Contexto
Visão de Experiência
Qual é a situação em que podemos fazer a diferença? O que está acontecendo naquele momento?
Visão da Experiência : Persona • Contexto • Dor • Ganho • Proposta de Valor • Sentimento
Propósito
Quando você projeta uma experiência do cliente em torno de um produto, o que mais importa é o contexto, não a demografia. Seria um erro tentar criar um novo produto especificamente para “homens brancos de meia-idade com formação superior e rendimento disponível acima da média”. Esse é um grupo demográfico que exclui uma parcela relativamente grande da sociedade. Você será muito mais eficaz ao descrever seus clientes como “pessoas que desejam viajar pela cidade e que valorizam velocidade, conveniência e privacidade”. Essa é uma tarefa a ser realizada. Na verdade, exclui caminhadas, ciclismo e transporte público, mas não exclui as pessoas!
A demografia pode ser útil para publicidade. Para design de produto, concentre-se no contexto.
Anotações
Algumas pessoas preferem definir apenas uma Persona ; outros preferem definir apenas um Contexto . Também é possível fazer as duas coisas.
Regras / Restrições
Não definimos (ainda) regras ou restrições.
“Para realizar uma ação positiva, devemos desenvolver aqui uma visão positiva.”
(Fonte: Dalai Lama)