Contexto

Visão de Experiência

Qual é a situação em que podemos fazer a diferença? O que está acontecendo naquele momento?

Propósito

Quando você projeta uma experiência do cliente em torno de um produto, o que mais importa é o contexto, não a demografia. Seria um erro tentar criar um novo produto especificamente para “homens brancos de meia-idade com formação superior e rendimento disponível acima da média”. Esse é um grupo demográfico que exclui uma parcela relativamente grande da sociedade. Você será muito mais eficaz ao descrever seus clientes como “pessoas que desejam viajar pela cidade e que valorizam velocidade, conveniência e privacidade”. Essa é uma tarefa a ser realizada. Na verdade, exclui caminhadas, ciclismo e transporte público, mas não exclui as pessoas!

A demografia pode ser útil para publicidade. Para design de produto, concentre-se no contexto.

Anotações

Algumas pessoas preferem definir apenas uma Persona ; outros preferem definir apenas um Contexto . Também é possível fazer as duas coisas.

Regras / Restrições

  • Não definimos (ainda) regras ou restrições.

“Para realizar uma ação positiva, devemos desenvolver aqui uma visão positiva.”

(Fonte: Dalai Lama)