Diretor
Atributo de Papel
O trabalho do Diretor é manter a visão do trabalho que precisa ser feito e direcionar a equipe para um ótimo resultado.
Atributos de Papel: Comandante • Capitão • Presidente • Facilitador • Escriba • Emissário • Agente • Guia • Produtor • Diretor • Guru • Criador • Artista • Especialista • Zelador • Inspetor • (Customizado)
Propósito
O Diretor conhece profundamente os usuários e clientes da equipe.
O Diretor define objetivos e prioridades para o valor a ser criado.
Anotações
O Diretor atua como gestor e protetor do fluxo de valor.
O Diretor é semelhante ao Product Owner no Scrum e no “Modelo Spotify” e ao Product Owner no SAFe.
Regras / Restrições
Normalmente há apenas um Diretor, mas o emparelhamento e a rotação são boas opções.
“O papel do escritor não é dizer o que todos nós podemos dizer, mas o que nós não somos capazes de dizer”.
(Fonte: Anais Nin)