Tipos de Base

A Base é o grupo onde as pessoas se sentem seguras e em casa.

Propósito

Diz-se que as principais razões pelas quais as pessoas abandonam as empresas são a falta de reconhecimento e pertencimento . Os seres humanos querem sentir-se parte de um grupo com o qual se preocupam (como uma família, uma turma escolar ou um clube desportivo) e querem ser apreciados pelas suas contribuições para esse grupo. Se você não garantir que os trabalhadores se sintam reconhecidos e em casa, eles deixarão seus empregos e você gastará uma fortuna em recrutamento e integração. (A palavra base indica que este é o grupo para onde as pessoas vão quando retornam de uma missão. Você também pode dizer que é a casa delas).

Além de servir de lar para os seus trabalhadores, uma Base também deve ser um negócio totalmente autossustentável. Pode terceirizar algumas (ou mesmo todas) as suas atividades não essenciais (como infraestrutura e serviços compartilhados) para outras bases, mas seu negócio principal é a única coisa que não pode delegar. Cada Base tem um forte alinhamento de todos na Base em torno de um ou mais problemas a serem resolvidos ou oportunidades a serem buscadas. A atividade principal da Base é um modelo de negócios focado em valor para o cliente.

Anotações

Dentro da Base, as pessoas trabalham em uma ou mais Crews, podendo participar de um ou mais Fóruns, mas nenhum deles possui gestores de linha. Não há gerenciamento intermediário em uma Base. Os únicos cargos de gestão estão na Crew de Governança.

Os quatro tipos de Bases são inspirados na distinção oferecida no livro Networked, Scaled, and Agile: A Design Strategy for Complex Organizations, de Amy Kates, Greg Kesler e Michele DiMartino.

Regras / Restrições

  • Há um monitoramento ativo da motivação dos trabalhadores relacionados à Base.

  • A Base possui um modelo de negócios definido e focado no valor do cliente.

  • Não há gestão intermediária na Base.

  • O tamanho da base fica entre uma única equipe e algumas centenas de pessoas.

“A dor do lar vive em todos nós, o lugar seguro onde podemos ir como estamos e não ser questionados.”

(Fonte: Maya Angelou)