
Líder
Nível de Participação
Um Líder é uma pessoa que assume ativamente a liderança no trabalho, com um papel importante (e às vezes decisivo) na tomada de decisões.
Níveis de Participação: Líder • Colaborador • Participante • Habitual • Visitante • Anônimo
Propósito
Um Líder é uma pessoa que assume ativamente a liderança do trabalho, com um papel importante (e às vezes decisivo) na tomada de decisões. Isso significa que normalmente atuam como Colaboradores, mas, em circunstâncias especiais, têm mais influência do que os demais membros da equipe.
Anotações
É comum que o Capitão ou o Presidente seja o Líder de sua equipe.
É possível não ter nenhum Líder em uma equipe. Nesse caso, a equipe precisa ser totalmente democrática na tomada de decisões.
Na analogia de um país, os Líderes são os “eleitos democraticamente” ou “líderes políticos”.
Regras / Restrições
Freqüentemente, há exatamente um líder em uma equipe, embora esta possa ser uma posição rotativa.



“Quando você tenta ser tudo para todos, você consegue não ser nada para ninguém”.
(Fonte: “Can a Tool Be Complete?”)