
Workshop unFIX Foundation v1
Modelo unFIX
O que vem depois do Management 3.0, SAFe, Holacracia e o Modelo Spotify? Bem, não é difícil ver em qual direção o mundo está se movendo: organizações que consistem em indivíduos em rede e que trabalham de qualquer lugar, que formam equipes em tempo real, que se concentram na experiência do cliente (CX), que visam objetivos e alcançam resultados, e se divertem com isso. Vamos unFIX as nossas organizações!
O modelo unFIX é uma biblioteca de padrões que ajuda você com design de organização versátil. Ao contrário de muitos frameworks de escalonamento ágil e métodos de autogestão, o unfix tem seu foco na inovação contínua e na experiência humana. Facilita a mudança gradual, equipes dinâmicas e um papel importante a desempenhar para os gerentes.
unFIX Foundation
Público-alvo
executivos, gerentes intermediários, recursos humanos, líderes de equipe, agile coaches, gerentes de produto, consultores.
Coolblue (estudo de caso)
Por que unFIX a sua organização?
Remodele o Negócio
A melhoria contínua vai muito além da TI, do software, e da fabricação. A inovação é mais do que apenas Agile e Lean.
Otimize a Experiência
Os clientes não se preocupam com produtos; eles se preocupam com o progresso e a felicidade. Transforme equipes focadas em produtos em facilitadores de experiência.
Abandone a Matriz
Não há velocidade nas hierarquias clássicas e nas organizações matriciais. Somente as unidades autogestionárias podem agir rapidamente quando confrontadas com crises ou oportunidades.
Corrija a Transformação
Limpe a bagunça criada com várias estruturas de escalonamento ágil. Pare o sofrimento infligido por programas de implementação prejudiciais.
Pare as imitações
Por que implementar uma estrutura copiada de outra pessoa? Atreva-se a ser diferente. Desenhe a sua própria organização.
Abrace a Inovação
Novas ideias não vêm de abordagens antigas. Você quer uma evolução contínua do negócio. Flexibilidade infinita com estrutura suficiente.
Reaproveite os Gestores
Não compre o mantra "sem gerentes". Transforme gerentes em intraempreendedores e faça com que eles gerenciem o sistema, não as pessoas.
Dê às pessoas uma tribo
As pessoas deixam empresas que não conseguem oferecer-lhes um sentimento de pertencimento e um sentimento de reconhecimento. Não seja essa empresa sem alma.
Permita o Trabalho Híbrido
O trabalho não é um lugar para onde as pessoas vão; é algo que elas fazem. Seja a empresa que para de pressionar as pessoas, e comece a fazer as coisas.
Comece Pequeno, Cresça Grande
Programas de mudança disruptiva raramente funcionam. Adote uma abordagem mais gradual e, em seguida, escale constantemente a transformação.
Duração
entre 1 a 3 dias, dependendo do evento
Formato
apresentações curtas + exercícios divertidos + discussões
Tópicos
Observação: Os tópicos exatos abordados em um workshop dependem de sua duração e da seleção do facilitador e dos participantes.
Aquecimento: Opções de Votação • Métodos de Decisão • Motivadores Humanos
Padrões de estrutura: Tipos de Crew • Gerenciamento de Experiência • Tipos de Base • Tipos de Fórum • Papéis de Equipe • Estudos de Caso
Padrões de processo: Job-to-Be-Done • Fluxos de Valor • Cadência • Ciclos de Feedback • Quebras de Dependência
Padrões de escalonamento: Estágios do Ciclo de Vida • Horizontes de Investimento • Opções de Redesenho de Equipe • Portfólios • Cenários
Outros tópicos: Princípios • Frameworks de Escalonamento • Tamanhos de Grupos • Propósito • OKRs • Formadores de Hábitos • Níveis de Delegação • Trabalho Híbrido
Objetivos de Aprendizagem
O que é o modelo unfix e como aplicar seus padrões?
Como vamos além dos frameworks de escalonamento ágil?
Pré-requisitos
Alguma familiaridade com métodos e princípios ágeis e lean em geral. Experiência profunda não é necessária, mas não explicaremos conceitos básicos como ciclos de feedback e melhoria contínua. 😉
Procuram-se Pioneiros!
Neste workshop, somos pioneiros a explorar questões importantes. Ainda não temos todas as respostas. Mas, com certeza, damos alguns passos cruciais em direção ao futuro do trabalho.
Criador
Esta oficina foi projetada por Jurgen Appelo, autor de Management 3.0 e Managing for Happiness
Ministry Group (estudo de caso)